Jesus Cristo — o maior de todos os missionários
VOCÊ GOSTARIA DE APRENDER A FAZEROVOS DE PÁSCOA E OBTER UM ÓTIMO LUCRO?
O JEITO FÁCIL DE FAZER BRIGADEIROSTudo o que você precisa saber para começar hoje!O passo-a-passo para você ter resultados com Brigadeiros Gourmet.
Parceiros em missões:
_____________________________________________________________________________________
Produtos de Afiliados Patrocinadores
70 RECEITAS DE GELADINHO GOURMET + PLANO DE NEGÓCIO + GRUPO VIP [BÔNUS] - E-BOOK 47 RECEITAS DE PALETAS MEXICANAS
O JEITO FÁCIL DE FAZER BRIGADEIROSTudo o que você precisa saber para começar hoje!O passo-a-passo para você ter resultados com Brigadeiros Gourmet.
Box de Seminários Para Igrejas e Treinamentos Para Lideranças
Curso de Teologia Evangélica
O QUE lhe vem à mente quando ouve a palavra “missionário”? Alguns pensam nos missionários da
cristandade, muitos dos quais se intrometem nos assuntos políticos e econômicos dos países onde servem. Como Testemunha de Jeová, porém, é provável que você pense nos missionários enviados pelo Corpo Governante para pregar as boas novas em muitos países ao redor da Terra. (Mat. 24:14) De modo abnegado, esses missionários dedicam seu tempo e suas energias à nobre causa de ajudar pessoas a se achegar a Jeová Deus e a desfrutar de uma preciosa relação com ele. — Tia. 4:8.
2 As palavras “missionário” e “missionários” não aparecem no texto principal da Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas. Mas em sua nota sobre Efésios 4:11, a Bíblia com Referências sugere que a palavra grega traduzida “evangelizadores” também pode ser traduzida “missionários”. Jeová é o maior Evangelizador, mas não pode ser chamado de o maior Missionário, pois nunca foi enviado por ninguém. No entanto, Jesus Cristo disse a respeito de seu Pai celestial: “Sou representante dele, e Este me enviou.” (João 7:29) Numa demonstração de grande amor pelo mundo da humanidade, Jeová enviou seu Filho unigênito à Terra. (João 3:16) Jesus pode ser chamado de o maior Missionário, o supremo Missionário, porque uma das razões de ele ter sido enviado à Terra foi para “dar testemunho da verdade”. (João 18:37) Ele teve pleno êxito em proclamar as boas novas do Reino, e nós ainda nos beneficiamos de seu trabalho. Por exemplo, nós podemos aplicar seus métodos de ensino no nosso ministério quer sejamos missionários quer não.
3. Que perguntas vamos considerar?
3 O papel de Jesus como proclamador do Reino levanta perguntas como estas: Que mudanças Jesus enfrentou na Terra ao realizar seu ministério? Por que seu ensino foi eficaz? E o que contribuiu para seu ministério ser bem-sucedido?
4-6. Quais foram algumas das coisas que mudaram para Jesus quando ele foi enviado à Terra?
4 Os missionários atuais, e alguns cristãos que se mudam para lugares onde a necessidade de pregadores do Reino é maior, talvez tenham de se acostumar a viver com um padrão de vida inferior ao que tinham. Mas não podemos nem imaginar a diferença entre o tipo de vida que Jesus teve na Terra com o que ele tinha no céu, onde vivia com seu Pai entre criaturas angélicas que serviam a Jeová com motivação pura. (Jó 38:7) Como era diferente viver entre humanos pecadores num mundo corrupto! (Mar. 7:20-23) Jesus teve até de lidar com a rivalidade que havia entre seus discípulos mais achegados. (Luc. 20:46; 22:24) Naturalmente, ele lidou de modo perfeito com todas as situações que vivenciou na Terra.
5 Jesus não passou milagrosamente a falar uma língua humana; ele começou a aprendê-la como criança. Que mudança para quem comandava os anjos no céu! Na Terra, Jesus falava pelo menos uma das “línguas de homens”. Era totalmente diferente das ‘línguas de anjos’. (1 Cor. 13:1) Mas no que diz respeito a palavras cativantes, nenhum humano jamais falou como Jesus. — Luc. 4:22.
6 Considere outras coisas que mudaram muito para o Filho de Deus quando ele veio à Terra. Embora Jesus não tivesse herdado o pecado de Adão, Ele realmente se tornou humano, como aqueles que mais tarde se tornariam seus “irmãos”, ou seguidores ungidos. (Leia Hebreus 2:17, 18.) Na última noite de sua vida na Terra, Jesus não pediu que seu Pai celestial enviasse “mais de doze legiões de anjos”. Mas pense nas criaturas angélicas sobre as quais ele tinha autoridade, como Miguel, o Arcanjo! (Mat. 26:53;Judas 9) É verdade que Jesus fez milagres; mas o que ele realizou quando esteve na Terra foi relativamente limitado comparado ao que ele poderia ter feito no céu.
7. Como os judeus agiram no que diz respeito à Lei?
7 Na sua existência pré-humana como “a Palavra”, Jesus talvez tenha sido o Porta-Voz de Deus que orientou os israelitas no deserto. (João 1:1; Êxo. 23:20-23) No entanto, eles haviam ‘recebido a Lei, conforme transmitida por anjos, mas não a guardaram’. (Atos 7:53; Heb. 2:2, 3) De fato, os líderes religiosos judaicos do primeiro século não entenderam o real significado da Lei. Como exemplo, considere a lei do sábado. (LeiaMarcos 3:4-6.) Os escribas e os fariseus ‘desconsideraram os assuntos mais importantes da Lei, a saber, a justiça, a misericórdia e a fidelidade’. (Mat. 23:23) Mas Jesus não desistiu deles, nem deixou de lhes declarar a verdade.
8. Por que Jesus pode nos ajudar?
8 Jesus tinha um espírito de boa vontade. O que motivava Jesus era seu amor pelas pessoas e ele queria muito ajudá-las. Nunca perdeu o espírito evangelizador. E por causa de sua fidelidade a Jeová quando esteve na Terra, Jesus “tornou-se responsável pela salvação eterna de todos os que lhe obedecem”. Além disso, “por ter ele mesmo sofrido, ao ser posto à prova, pode vir em auxílio daqueles [como nós, por exemplo] que estão sendo postos à prova”. — Heb. 2:18; 5:8, 9.








Comentários
Enviar um comentário